A importância da educação STEM e a urgência da sua integração nas salas de aula.

Qual é a origem da educação STEM e por que ela é tão importante no aprendizado hoje?

Uma crise de profissionais das áreas de ciência e engenharia, nos anos 90, nos Estados Unidos, foi o alerta para que as autoridades educacionais planejassem mudanças importantes na área. A integração da ciência, tecnologia, engenharia e matemática adquiriu a sigla STEM e, isso acarretou em grandes reformas educacionais no início dos anos 2000.

O propósito dessas reformas era claro. Evitar a carência futura de carreiras nas áreas de inovação tecnológica e científica, pois esta seria a base fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. Para essas reformas, os educadores americanos estabeleceram uma meta: fortalecer o aprendizado dos futuros profissionais ao integrar diferentes áreas da ciência e tecnologia em suas carreiras.

Hoje podemos ver que essas reformas trouxeram um aumento de 17% na demanda de trabalho nos campos STEM. De acordo com o Departamento de

Comércio dos Estados Unidos, 20% dos empregos são baseados na formação STEM e, existem 26 milhões de empregos nessa área. Estima-se que este número continue crescendo. Além disso, os salários para graduados em STEM são geralmente mais altos do que a média para todos os empregos.

Como o STEM é aplicado nas salas de aula hoje?

O STEM estimula o trabalho em equipe e busca estimular o pensamento crítico nos alunos. Isso ocorre por meio da tomada de decisões, reflexão, erros, criatividade, pesquisa e, assim, consolida uma aprendizagem significativa nos alunos.

Para promover o STEM em sala de aula a tecnologia é uma grande aliada e, a B-1Tech possui três plataformas que facilitam esse aprendizado, tanto  para o professor quanto para o aluno, são elas: Gizmos, ReflexMath e Science4Us Nossas plataformas atendem desde alunos dos primeiros anos do Ensino Básico até o Ensino Médio. Estas plataformas foram premiadas e reconhecidas pela sua interface amigável e por possuírem os melhores recursos que facilitam o trabalho dos professores e lhes permitem alcançar excelentes resultados.

Um exemplo claro da aplicação do STEM em sala de aula são as simulações de experimentos científicos e matemáticos das plataformas Gizmos e Science4US. As simulações são experimentos virtuais com amostras gráficas e interativas das diferentes variáveis ​​naturais, tais como: quantidades, tempo, temperaturas, velocidade, distância, etc. Desta forma, os alunos podem explorar e observar diferentes resultados e facilmente comparar, analisar e fornecer respostas e soluções.

A plataforma Gizmos é voltada para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, enquanto o Science 4Us é voltado para crianças da Educação Infantil ao segundo ano do Ensino Fundamental, além disso, Science 4 us se baseia no modelo de Ensino dos 5Es: Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate.

Reflex Math é uma plataforma gamificada que ajuda a armazenar operações matemáticas básicas na memória de longo prazo do aluno. O Reflex consegue identificar as necessidades de cada aluno, permitindo-lhe exercitar através do jogo uma quantidade de famílias numéricas ou, as operações específicas que ele necessita reforçar.

Um estudo em uma escola estadual no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, menciona que os alunos que usaram o Reflex regularmente conseguiram aumentar sua fluência matemática de 36% para 96% em 50 dias. Tendo fluidez matemática nas operações básicas, os alunos podem aprender facilmente conceitos mais complicados.

Educando para o presente e futuro

O aluno de hoje deve estar preparado para se desenvolver em uma sociedade eminentemente tecnológica e digital. As novas gerações precisarão alcançar um alto desempenho para enfrentar o novo mercado de trabalho extremamente competitivo. Sendo assim, o desenvolvimento de habilidades STEM, que além das acadêmicas são habilidades sociais, será a chave para um bom desempenho no futuro.

Referências:

EAFIT Research Journal N ° 169.

https://www.stemeducol.com/que-es-stem

https://observatorio.tec.mx/edu-news/educacion-stem-que-es-y-como-sacarle-provecho


Quer saber mais sobre nossas plataformas e / ou participar de nossos Webinars?